Publicado em: 16/07/2014 ás 09:40:26 Autor: Max Douglas Fonte: SECOM/Prefeitura
Acompanhando o crescimento do Estado de Mato Grosso a nível nacional, o município de Nova Maringá localizado a 400 km da capital, tem mostrado o seu grande potencial agrícola. Segundo o levantamento realizado pela Agrosatélite, braço do grupo Plataforma Agro, aponta que a área de expansão agrícola “potencial” em 76 municípios de Mato Grosso chegou a 712 mil hectares no ano passado.
Dos municípios analisados, o que registrou maior área de expansão potencial foi Paranatinga, no centro do Estado. Ali foram manejados 51.061 hectares. Em seguida aparecem Nova Maringá (38.071 hectares) sendo o 2º do estado em 2013, São Félix do Araguaia (34.622) e Querência (27.938).
Esse crescimento se dá ao grande volume de terras, onde muitos outros municípios como Lucas do Rio Verde e Sorriso já não dispõe de área para aumentar suas lavouras. Foram colhidas mais de 154 mil hectares de soja na safra 2013/2014 e a tendência e aumentar ano após anos. O município cultiva soja e milho em cerca de 200 mil hectares, um crescimento de 5%, mas tem potencial para mais de 500 mil hectares de terras agricultáveis. O município tem topografia plana, o que atrai as atenções do agronegócio.
A grande pergunta é essa: Qual a capacidade de armazenagem desses grãos? Hoje Nova Maringá conta com 13 secadores, sendo 3 no perímetro urbano. Os secadores Noble Group e a Fiagril somam aproximadamente quase 90 mil toneladas de armazenamento, quase 1,5 milhão de sacas de grãos. Já a Nova Agri tem a capacidade de 90 mil toneladas de armazenamento, capacidade de 1,5 milhão de sacas de grão. Para o supervisor da Nova Agri Arnon Dias, somando esses valores com os outros 10 secadores espalhados por fazendas no município, ainda não conseguirá armazenar toda a nossa safra.
O prefeito municipal João Braga disse que é gratificante ver o crescimento significativo do município nos últimos anos, assegurando mais qualidade de vida aos moradores e consolidando o potencial econômico da região.
Os resultados apontam que o agronegócio é o motor da economia de Nova Maringá e isso fortalece, automaticamente, a geração de empregos no município.