Publicado em: 05/12/2013 ás 10:07:00 Autor: HEMÍLIA MAIA Fonte: SETPU - MT

Inclusa no programa MT Integrado, a obra do trecho que liga Nova Maringá a São José do Rio Claro, na MT-492/249, conhecida como Estrada Nova, já conta com seis quilômetros de pavimentação asfáltica e outros oito quilômetros de terraplanagem. O investimento em asfalto é de R$ 75 milhões. A empreitada está prevista para encerrar em 2014.

Além de atender o escoamento da produção do agronegócio, a Estrada Nova interliga municípios e dá acesso ao Estado de Rondônia via Campo Novo do Parecis e Sapezal. A pavimentação da MT-492 promoverá desenvolvimento à região e, consequentemente, à população. A partir da pavimentação, os municípios desde Sapezal, na MT-235, até Santa Rita do Trivelato, passando por Campo Novo e Nova Mutum, estarão interligados por asfalto.

A Estrada Velha, como os moradores da região se referem a MT-160, é 10 quilômetros mais curta que a Nova. Apesar de possuir 28 quilômetros pavimentados, no perímetro de São José do Rio Claro, os motoristas são obrigados a trafegar a velocidade média de 30 km/h pelas condições do trecho. “Hoje só usamos a Velha porque ela ainda está melhor que a Nova, mas assim que a Nova tiver pronta passaremos por lá com certeza. Seus caminhos nos atendem melhor. Hoje chegamos aqui quebrados”, explicou Ângelo Oliveira, que mora há 19 anos em São José do Rio Claro e trabalha como motorista na região.

MT Integrado - O MT Integrado, Sustentável e Competitivo é um programa do governo do Estado com objetivo de levar desenvolvimento com sustentabilidade aos 141 municípios, interligando todos com pelo menos uma via de acesso pavimentada. A Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) iniciou as primeiras obras do programa no mês de abril de 2013, e trabalha para fechar todos os contratos e lançar os trabalhos em todos os trechos até o mês de setembro.

para conferir a galeria de fotos acesse http://www.novamaringa.mt.gov.br/Eventos_Realizados/335/