Notícia Prefeita Ana eleita como Conselheira Executiva/Vice-Presidente do Consorcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai
A Prefeita Ana de Nova Maringá foi eleita como Conselheira Executiva/Vice-Presidente do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, social, Ambiental e turístico do Alto do Rio Paraguai. A eleição para o conselho diretor e Conselho Fiscal Biênio 2023/2024 do consorcio, foi realizada na manha de quarta-feira do dia 25 de janeiro de 2023. O prefeito de Nortelândia, Jossimar Fernandes, conhecido como Zema, foi reeleito presidente do Consórcio.
O CIDES Alto do Rio Paraguai é uma entidade regional de cooperação, e, com a atribuição de promover a gestão associada dos serviços públicos que propiciem o desenvolvimento econômico e com ações regionalizadas que visam o cunho social, ambiental e turístico, para executar as tarefas de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços públicos, delimitados pelos municípios consorciados, bem como prestar parte desses serviços ou delegar sua prestação por meio de contrato de programa ou contrato de concessão, como por exemplo a manutenção das Rodovias Estaduais não pavimentadas.
Ele engloba os municípios de: Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Maringá, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro, Sapezal e Tangará da Serra. A participação dos municípios é importante, e Nova Maringá esta junto nessa, somando forças e buscando trazer o desenvolvimento e o fortalecimento de nosso município e Distrito de Brianorte.
Para manter o consorcio cada município contribui com 0,4% do FPM. No ano de 2022 o município de Nova Maringá contribui através de contrapartida com um investimento de R$ 43.800,45 reais Anual.
No ano de 2022, Nova Maringá conquistou a manutenção e recuperação de vias Estaduais não pavimentadas, foram 144,89Km de vias do perímetro municipal.
Fazem parte da diretoria do Consorcio os prefeitos de Nova Maringá, Ana Maria Urquiza Casagrande (Conselheira Executiva/Vice-Presidente); de Santo Afonso, Luís Fernando Falcão (Conselheiro Fiscal) e de Porto Estrela, Eugênio Pelachim (Suplente).