Programa A União Faz A Vida e Prefeitura Municipal de Nova Maringá
Publicado em: 16/05/2022 ás 08:34:00 Autor: Prefeitura de Nova Maringá Fonte: Prefeitura de Nova Maringá

O Programa A União Faz A Vida juntamente com a Prefeitura de Nova Maringá fez a retomada das ações e planejamentos para a mobilização e mapeamento das necessidades e interesses nos dias 05 e 06 de maio, com a visita in loco, feita pela assessora pedagógica do Programa, Adriana Egéa, em todas as unidades escolares do município e no Distrito em Brianorte. As escolas e creches da rede municipal, rede estadual, Projeto Podium e APAE receberam a assessora para avaliarem as ações desenvolvidas em anos anteriores e juntos construírem estratégias para 2022.

A partir deste mês de maio, além da visita da assessora o Município também foi agraciado com a Palestra do Professor Max Haetinger, no dia 09/05, que mobilizou uma participação dos professores, monitores escolares, e equipe gestora com a temática voltada ao Ofício do professor na reinvenção da escola e no encantamento dos alunos. 

Para a secretária Municipal de Educação Vanda da Silva, “o Programa é de suma importância tanto na aplicação de suas metodologias quanto nas novidades que sempre são ofertadas, e é necessário trazermos formas atrativas de ensino para focar cada dia mais o aluno em seus estudos, como disse o professor Max Haetinger em sua palestra os jovens de hoje são focados em muitos assuntos distintos, por esse motivo prestam atenção em suas aulas ou professores por um curto período de tempo, sendo necessário o uso da criatividade do professor em sala de aula”.

E para a Assessora de Educação do Município Simone Montanha, “a formação continuada dos profissionais da educação trazem temáticas que fortalecem o fazer pedagógico, e com a proposta de projetos e parceria do Programa com as formações, o objetivo pela melhoria nas aprendizagens agregam na prática do professor valores essenciais para uma educação de qualidade”, disse ela.

O Programa “A União Faz A Vida” que é executado pela parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Nova Maringá, representada pela Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa de Crédito Sicredi Ouro Verde MT, é o principal programa de educação e responsabilidade social da Cooperativa e tem como principal objetivo, construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Para a assessora pedagógica, “Este diálogo com a Secretaria Municipal de Educação e com os diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares, oportunizam aproximar as ações que somam ao pedagógico e ainda reconhecer as potencialidades do município. Se abrem espaços e olhares que evidenciam a vivência dos valores, e é aí que o Programa convida os professores e escolas para ações e projetos que reconheçam a comunidade, alinhados e conectados ao que já fazem, o programa entra como parceiro no fortalecimento das práticas pedagógicas”.

Para as próximas ações, a assessora fará um diálogo contínuo com os gestores e professores, com Rodas de Conversa que visam fortalecer e acompanhar o desenvolvimento de projetos em momentos híbridos, presencial e on-line, com intuito de construir um trabalho cooperativo com as unidades escolares. “O grande objetivo para além de ações e projetos, é mobilizar nos ambientes da escola a vivência dos valores, sensibilizar e construir pertencimento, oportunizar que o brilho no olhar e o sentimento ao realizar algo com os alunos seja uma construção coletiva, que o professor sinta o impacto do seu trabalho na simplicidade do fazer docente”, disse a assessora Adriana Egéa.

A coordenadora Local do Programa, Kamila Silva Braganholo pontuou que há 10 anos o Programa é executado na rede pública municipal de Educação, por meio de adesão das unidades educacionais, e “é notório o interesse dos profissionais em desenvolver projetos com suas turmas, pois ao findar do ano letivo visualizam maiores resultados tanto no desenvolver pedagógico dos alunos quanto em sua formação de caráter”, disse ela.

Para 2022, a expectativa é que a proposta do Programa “A União Faz A Vida” possa integrar uma parceria de experiências e muitas trocas, e que a ideia de aprender por experiências sejam princípios norteadores imprescindíveis nas escolas, Porque gente que pergunta Cresce!

Notícias relacionadas

28/05/2022

Prefeitura realiza o Casamento Comunitário em Nova Maringá

Visualizar Notícia

16/05/2022

A Prefeitura de Nova Maringá concede o RGA de 12,47% aos servidores P...

Visualizar Notícia

05/04/2022

1º Concurso de Dança de Nova Maringá

Visualizar Notícia

17/03/2022

Escolas Pública de Nova Maringá ficam entre as 100 melhores do MT

Visualizar Notícia