Notícia VEREADOR NEI DO TORNO É O NOVO SECRETARIO DE SAUDE

Com 25 anos residindo em Nova Maringá e a 18 anos sendo vereador do Município, ele esta exercendo seu 5º (quinto) mandato e é agora convidado a afastar-se do Legislativo e assumir uma das pastas mais pesadas no Executivo prometendo continuar o que esta bom e melhorar o que der pra ser melhorado.
A Secretaria de Saúde, que até agora vinha sendo gerida pela Enfermeira Norma Rodrigues, tornou-se uma das referências no Estado, tanto em qualidade quanto em celeridade.
O sistema de regulação das especialidades medicas via SUS é muito demorado, chegando em media à demora de meses.
Nova Maringá é privilegiada, pois conta com um sistema de consorcio público de saúde, onde nos dá respaldo de agilidade nas demandas mais urgentes.
Com os repasses de verbas atrasados pelo governo, muitos Municípios já não conseguem mais promover nem mesmo o atendimento na chamada Saúde Básica, e na regulação estão somente agendando o procedimentoe comunicando via telefone o paciente a data, local e horário em que o mesmo deve se apresentar onde foi agendado, seja em Cuiabá, Sorriso outra cidade... Despesas de viagem, passagem, alimentação e estadia por conta do próprio paciente.
Enquanto isso, Nova Maringá mesmo sem receber do Governo, continua com uma frota de 03 caminhonetes, 01 veiculo baixo, 01 Van, 01 0nibus e três ambulâncias atendendo sua população.
A administração pública investe com recursos próprios em média 32% na saúde, suprindo a falta e o atraso de recursos do Governo para isso.
Pacientes que não dependem de transporte de urgência e emergência (ambulância), são agendados e levados por conta do Município em transporte adequado com motorista, (se necessário também acompanhamento técnico), quando não voltam na mesma viagem, também contam com hospedagem em Casas de Apoio às expensas dos cofres municipais, e depois de prontos são buscados de volta.
A farmácia do Munícipio conta com todos os medicamentos obrigatórios além de uma vasta lista de outros medicamentos que dificilmente são encontrados em outras localidades, uma Farmacêutica responsável, e um laboratório de análises clinicas com Bioquímico.
Norma deixa a Secretaria depois de 02 anos sob seu comando, (foi chamada de volta pelo Governo do Estado), depois de ter implantado um sistema de gestão e controle de qualidade informatizado, para que o Prefeito, vereadores, MP ou usuários possam acompanhar em tempo real, pela internet, quantos pacientes estão na sala de espera, (até quem esta sendo atendido pelo medico), quantas receitas já foram emitidas no dia, quanto de medicamento saiu da farmácia do Munícipio, qual o estoque que está ficando na farmácia, quantos exames foram feitos no dia e pra quem foram... Quais as casas que as agentes de saúde visitaram durante o dia, qual casa elas estão no exato momento da consulta, quais veículos estão viajando, quem são os pacientes dentro de cada veiculo em viagem, destino e objetivo de cada um, tudo em tempo real, assim fica mais fácil a conferencia e acompanhamento, bem como ver a veracidade a reclamação ou denuncia caso venham ocorrer.
Deixa também 03 Veículos Novos, sendo, 01 Caminhonete Amarok Cabine Dupla, 01 ambulância que deve ser entregue ainda essa semana, e um veiculo baixo.
“Depois de ter posto a Saúde do Munícipio no rumo do que é nosso objetivo, perder os serviços da Norma está sendo triste para nossa gestão e também para os usuários do município”, afirma o Prefeito João Braga, muito embora declara que tem total confiança que o Vereador Nei do Torno e que o mesmo tem capacidade para dar sequência no trabalho que vem sendo desenvolvido; “O Nei tem experiência de 18 anos na vida pública e mantém a humildade necessária para buscar ajuda se for necessário, com isso tenho certeza que nossos munícipes não serão prejudicados coma mudança no secretariado”, afirma o Gestor Municipal.
“A norma fez um excelente trabalho na saúde do nosso município e quero dar continuidade ao trabalho feito por ela, visando o bem estar da nossa população. Eu estarei à disposição dos nossos munícipes assim como sempre estive quando vereador”, afirma o Secretario Sidinei aparecido dos Santos, ainda organizando a sua nova sala.
Já a Norma Rodrigues que se despede da Secretaria, declara que está contente com o trabalho realizado.
“Eu procurei fazer o que estava ao meu alcance para a saúde do município e tive uma equipe muito boa para que os trabalhos fossem realizados, me despeço com o sentimento de dever cumprido”.