Adotar é amar e o amor transforma a nossa vida
ADOÇÃO NACIONAL
Qualquer pessoa maior de 18 (dezoito) anos pode adotar, independentemente do estado civil, classe social ou da sua orientação sexual.
Autor: Jaqueline de Lima Klein
ADOÇÃO NACIONAL
A adoção é o procedimento legal pelo qual alguém assume como filho, de modo definitivo e irrevogável, uma criança ou adolescente nascido de outra pessoa. Ela é regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina claramente que a adoção deve priorizar as reais necessidades, interessas e direitos da criança e do adolescente.
Ao se cadastrar como pretendente à adoção, você está dando um passo importante para oferecer esperança, segurança e felicidade a alguém que merece uma oportunidade de crescer em um ambiente acolhedor. Cada cadastro representa uma chance de transformar vidas e criar laços de afeto que podem durar para sempre.
A Juíza Raisa Tavares Pessoa Nicolau Ribeiro, Magistrada Titular da 1ª Vara Cível e Criminal da comarca de São José do Rio Claro-MT, esclarece e convida a sociedade a apoiar essa causa de amor.
“No dia 25 de maio, celebramos o Dia Nacional da Adoção no Brasil e, como Juíza da Infância e Juventude da Comarca de São José do Rio Claro - MT, aproveito esta oportunidade para trazer alguns esclarecimentos sobre a adoção e convidar a sociedade nova-maringaense a apoiar essa causa.
A adoção é um ato jurídico e afetivo através do qual uma criança ou adolescente passa a ser filho de alguém que não é seu pai ou mãe biológicos, com todos os direitos e deveres que decorrem da filiação. Antes de tudo, é de um ato de amor, que formaliza, perante a lei e a sociedade, a formação de uma nova família firmada em laços de amor, proteção, pertencimento e dignidade.
O processo de adoção no Brasil é regulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tem por objetivo sempre garantir o melhor interesse da criança e do adolescente. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, independentemente do estado civil, e ter uma diferença mínima de 16 anos em relação à criança ou adolescente.
O primeiro passo é procurar a Vara da Infância e da Juventude para iniciar o processo de habilitação à adoção, que inclui apresentação de documentos, entrevistas com equipe técnica e participação em curso preparatório. Com a habilitação deferida, a pessoa ou casal passa a integrar o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e será contatada quando houver uma criança ou adolescente com perfil compatível.
Atualmente, cerca de 5 mil crianças e adolescentes estão aptos à adoção no Brasil. Embora a maioria dos pretendentes à adoção manifeste interesse de adotar crianças até 8 (oito) anos de idade, é muito importante lembrar que crianças mais velhas, grupos de irmãos e adolescentes também esperam por uma família. Ao abrir o coração para esses perfis, a chance de formar um vínculo sólido e transformador é ainda maior.
Assim, se você deseja adotar, procure o Fórum da comarca, informe-se, conheça os trâmites legais. Adotar é um gesto responsável, mas antes de tudo é um lindo ato de amor que transforma vidas — a da criança/adolescente e a da família adotante. Que todos nós, como sociedade, possamos valorizar e apoiar essa forma legítima e belíssima de construção familiar”.
O seu cadastro pode ser o começo de uma linda história de amor e esperança para uma criança que precisa de você.
“Qualquer pessoa maior de 18 (dezoito) anos pode adotar, independentemente do estado civil, classe social ou da sua orientação sexual. Adotar é amar e o amor transforma a nossa vida”, conclui a Gestora Judiciária da 1ª Vara da comarca de São José do Rio Claro Jaqueline de Lima Klein.
Para maiores informações, você pode entrar em contato com a secretaria da 1ª Vara, diretamente pelo WhatsApp, através do número (65) 99282-2391.
Apoio Prefeitura Municipal de Nova Maringá.
Ver mais notícias
Ver mais notícias
21 de Janeiro de 2026
Municipio
Visita ao novo Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso.
17 de Novembro de 2025
Municipio
Nova Maringá na Conexão CNM
14 de Agosto de 2025
Municipio
Nova Maringá marca presença no Seminário Justiça Territorial em Cuiabá!
“No dia 25 de maio, celebramos o Dia Nacional da Adoção no Brasil e, como Juíza da Infância e Juventude da Comarca de São José do Rio Claro - MT, aproveito esta oportunidade para trazer alguns esclarecimentos sobre a adoção e convidar a sociedade nova-maringaense a apoiar essa causa.